sexta-feira, 30 de março de 2012

Frango de caril.

Um frango, caril, leite de coco, especiarias a gosto, cebola, alho...Um estufado saboroso! Acompanhado com arroz branco.


Lasanha de maçã e canela.

Cozem-se maçãs (quantidade a gosto) em sumo de limão com 300g de açúcar. Faz-se um creme de 5 ovos, um pacote de natas e uma lata de leite condensado. Num recipiente coloca-se alternadamente as placas de lasanha, o recheio de maçã e canela. No final verte-se o creme e o queijo mozarela ralado.




quinta-feira, 29 de março de 2012

Um toque de magia!

Os toques de magia são soberbos porque, à luz de quem os presencia, há sempre uma dose quase irredutível da impossibilidade! É atribuir o mérito e o elogio a quem consegue realizar o que não está ao alcance de todos! E todos os fazem sem pestanejar! Quantas vezes não valorizamos coisas simples da vida? Quantas vezes não valorizamos o que está tão perto de nós, tão ao nosso alcance, só porque está ali, não é novidade, não surpreende, não é magia? Mas não deixa de ser mágico!E só passamos a valorizar quando, de repente, isso que está tão perto, desaparece ou se evapora! Aí, sentiremos a falta! E reconheceremos que havia tanta magia no ar! As coisas simples...sim, as coisas simples! E os toques de magia que podem acontecer na cozinha, podem acontecer em tudo o resto!Se é fantástico, para quê banalizar, para quê desvalorizar?

quarta-feira, 28 de março de 2012

Queijadas de laranja.

Ingredientes:
  • 1 laranja
  • 2 ovos
  • 120g de açúcar
  • 120g de farinha
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó
  • 1,5 dl de leite
  • 60g de manteiga derretida
  • açúcar em pó
caixinhas de papel

Preparação:
  1. Ligue o forno a 180 graus. Coloque, no tabuleiro do forno, 12 forminhas de empada e, dentro de cada uma, disponha uma caixa de papel.
  2. Retire a raspa da casca de laranja e esprema-lhe o sumo. Numa tigela, batas os ovos com o açúcar até ficar uma mistura clara, junte a raspa, o sumo de laranja, a farinha, o fermento e o leite em fio e batendo sempre.
  3. Adicione então a manteiga derretida, bata mais um pouco, divida a massa pelas caixinhas sem encher demasiado e leve ao forno durante 20 minutos. Retire do forno, desenforme das formas metálicas, polvilhe com açúcar em pó e sirva.
Pode usar limão em vez de laranja.

Esparguete com peru.

Fica sempre bem pensar numa massa e colocar o que vier à cabeça!



Velha ( ou nova )infância.

Tenho vindo a falar da minha infância e a recordar determinados aspectos da minha relação com os meus pais, transportando para os momentos de hoje e para a relação que tenho com as minhas filhas! Não deixo de atentar em algo que me deixa sem perceber e que não se explica pelo simples facto de ser homem ou de ser mulher. Muitas vezes, em muito casais os papéis invertem-se sem qualquer critério, sendo a personalidade de cada um o factor mais válido. Assim, aquele jeito para lidar com as crianças não é típico de nenhum ser em especial. Para além da diferença dos dias, se são mais cansativos ou não, a paciência depende bastante dos estados de espírito. Mas as prioridades dependem mais da pessoa em si!E a forma como o correr dos anos deixa um amargo de boca a muitos pais não pode impedir a reflexão!Se os dias são repletos de tarefas e afins, deixar um tempo para os filhos deve estar sempre presente!Mas, no antigamente, nada disto entrava sequer nas discussões...Por isso é que penso na minha infância, tentando discernir nas coisas boas e tentando ser o melhor pai  possível!Quero olhar para trás e ter a certeza que não perdi nada, que apenas ganhei!

terça-feira, 27 de março de 2012

Fofo de peixe com legumes.

Ingredientes:
  • 600g de filetes
  • 2 alhos franceses
  • 2 cenouras
  • 1 cebola
  • 2,5 dl de leite
  • 1 dl de azeite
  • 2 ovos
  • 3 colheres (de sopa) de farinha
  • sumo de 1 limão
  • salsa picada qb
  • sal e pimenta qb
  • azeite para untar
Preparação:
  1. Tempere os filetes com sal, pimenta e o sumo do limão. Rejeite a parte verde aos alhos franceses, corte o restante em rodelas finas, lave-as e deixe-as escorrer. Descasque a cebola e as cenouras, pique a cebola e rale as cenouras.
  2. Deite a cebola para um tacho, junte o azeite, leve ao lume, adicione o alho francês e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Junte depois a cenoura e os filetes escorridos, misture, tape e deixe cozinhar, em lume brando, durante 10 minutos. Esmague ligeiramente os filetes, adicione a marinada e envolva.
  3. Deite a farinha e as gemas para uma tigela e junte depois o leite, em fio e mexendo sempre. Adicione ao tacho, mexa bem até ficar cremoso, rectifique o sal e deixe cozinhar, em lume brando, durante 5 minutos.
  4. Ligue o forno a 200ºC e unte um tabuleiro com azeite. Bata as claras em castelo. Retire o tacho do lume, junte-lhe as claras, misture delicadamente, deite no tabuleiro e leve ao forno até ficar douradinho. Retire e sirva polvilhado com salsa picada e acompanhado com arroz branco.




     

Creme cevada com avelãs.

Este creme é feito com café, mas para quem tem crianças, pode fazer a alteração para cevada. E elas adoram!

Ingredientes:
  • 100g de açúcar
  • 1 saqueta de pudim de caramelo
  • 5 dl de leite
  • 2 dl de natas
  • 3 colheres (de sopa) de avelãs torradas e moídas
  • 1 colher (de sopa) de cevada solúvel
  • película adrente
Preparação:

  1. Dissolva o pudim de caramelo e a cevada solúvel no leite, deite para um tacho, leve ao lume, mexendo sempre até ferver e depois deixe ferver mais 2 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do lume, deite para uma tigela, cubra com película aderente e deixe arrefecer.
  2. Batas as natas em chantilly, adicionando o açúcar aos poucos. Junte as avelãs torradas moídas ao preparado do pudim, misture, adicione o chantilly e envolva delicadamente sem misturar demasiado.
  3. Deite a mistura numa taça grande e leve ao frio até ao momento de servir.



     

sábado, 24 de março de 2012

Naturalmente!

Cá em casa, o gosto pela culinária começa cedo. Não só pelo paladar como pelo meter mãos à obra! Já vão colaborando!Muito bem!Sumo de laranja natural...

Assim a correr!

Naqueles dias em que a cozinha é quase uma miragem, eis que cozinhar toma proporções épicas...Mesmo assim, há sempre umas barrinhas panadas de peixe e um arroz malandrinho de brócolos para adensar a preguiça!

Adoçar a boca.

Iogurte líquido, morangos e chocolate derretido! Simples!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Frango Cremoso com Batata Palha.

Desfie o frango e coloque num refratário. Faça um molho branco tipo bechamel. Coloque junto o refogado e cubra todo o frango desfiado que antes de ir para o refratário foi refogado novamente com a manteiga. Polvilhe com queijo e cubra o prato todo com batata palha e leve ao forno para gratinar.
Uma bela maneira de aproveitar os restos de um prato de frango!Ao refogado pode acrescentar a gosto, é esse um dos encantos da culinária!




Será que sim?

Nestes momentos de reflexão, entre cada viagem, quando estamos sozinhos, na cozinha ou na rua, há sempre perguntas que estão sempre presentes e que são de impossível resposta...Mas são assuntos que estão sempre em cima da mesa!E buscar a resposta até que é um exercício pleno de raciocínio...quanto mais não seja por exercitar a mente!Uma das coisas é tentar perceber a razão porque há desequilíbrios na distribuição das tarefas. Nisto da equidade fiscal, quando falamos em equidade, é algo que mais se assemelha a paraísos, porque a equidade não é para todos (offshore)!Quem tem pernas, sempre pode fugir à equidade...Mas vão todos certinhos quando falam nisso das quotas para as eleições ou para os diversos cargos!Comparsas, mulheres ao poder a todo o custo....Sinceramente! Acaba por soar a qualquer coisita!Tem que haver motivação, não pode ser por imposição do que quer que seja...O mundo está a mudar!E ainda bem, o mundo está a mudar!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Há dias...

Temos daqueles dias em que chegar a casa é o culminar de uma enorme maratona negocial, entre mundos infinitos e desconhecidos, no meio de nenhures...quando saber quem somos nos dá vantagem!E se perdemos tempo a tentar apanhar a ponta do novelo, logo nos desmotivamos por ver tudo tão entrelaçado...É sempre problemático dizer à mente para acompanhar o corpo! É como dizer ao estômago para aguentar que vem lá a sobremesa! Que raios! Passamos uma eternidade à mesa só por causa da gulodice...mas aí vale a pena! Agora, viver atafulhado em papéis, sabendo que as coisas são tão lógicas que chega a ser incrível a maneira como se consegue transformar o simples num verdadeiro bicho de sete cabeças! Num quebra-cabeças de impossível resolução!É o mesmo que queimar o bolo e não perceber porquê..." Até que estava sempre atento..."E se faz confusão o simples acto de complicar, mais confuso é quando se complica para se mostrar um nível elevado de participação, como se a querer dizer:- Ei, estou aqui!- Mas o que interessa isso?Vamos lá a ligar o descomplicómetro...é tão simples, não é? É só viver! O que se pode querer mais?Cheguei a casa são e salvo! Não passei pela cozinha...Há dias!Mas tinha um bom par de boas novidades para me tirar um sorriso! E, como em tudo na vida, ter sorrisos à chegada tornam este anoitecer mais iluminado!Façam o mesmo!Desliguem!Estamos com quem nos merece!Queremos lá coisa melhor?

terça-feira, 20 de março de 2012

Ingrediente secreto.

Se queremos aprender, aprenda-se com os melhores!

Omeleta de Cogumelos com Parmesão

Ingredientes:

·    200gr Cogumelos
·    200gr Cogumelos
·   q.b. Queijo Parmesão
·    2 colheres de sopa Azeite
·    4 dentes Alho
·    1 colher de sopa Manteiga
·    4 Ovos
·    100g de folhas Espinafre
·    q.b. Pão de Cereais
·    q.b. Noz Moscada
·    q.b. Sal
·    q.b. Pimenta

Preparação:

Pique os cogumelos. A manteiga, os ovos, o queijo, o alho e os espinafres, devem estar preparados antes de começar a acção na frigideira. Parta os ovos para uma taça e bata-os ligeiramente.

Aqueça o azeite numa frigideira anti aderente e junte os cogumelos, o alho picado, a manteiga, o sal e a pimenta. Quando os cogumelos estiverem dourados adicione os espinafres. Polvilhe com noz moscada a gosto e mexa.
Não tempere os ovos mexidos no início da receita.

Parta os ovos no centro do preparado e mexa de forma circular para começar a envolver os cogumelos. Depois de incorporados, junte sal, pimenta e parmesão ralado, no centro da omeleta.
Comece a dobrar a mistura na frigideira para dar forma à omeleta. No final, junte mais um pouco de queijo ralado.
Servir com pão torrado.




segunda-feira, 19 de março de 2012

Bolo de claras.

Ingredientes

4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina sem sal
2 xícaras (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
Raspas de casca de limão a gosto (não deixe de por)
1 colher (sopa) de fermento
1 colher (sopa) de óleo (imprescindível)
5 claras batidas em neve
Açúcar em pó para polvilhar (opcional)

Modo de fazer


Bata as claras em neve e reserve.
Em outra tigela bata a manteiga e o açúcar, se estiver difícil de bater acrescente 1 ou 2
colheres do leite. Bata até ficar fofo e esbranquiçado.
Acrescente a farinha e o fermento peneirados juntos, intercalando-os com o leite. Bata até ficar homogéneo.
Retire da batedeira e acrescente as raspas de limão, a colher de óleo e as claras em ponto neve, delicadamente.
Coloque em forma de anel média untada e polvilhada com farinha de trigo.Leve ao
forno médio pré-aquecido.
Teste o ponto com um palito, que deverá sair limpo.
Desenforme depois de frio.

Carapaus no forno.

Fazer um preparado com cebola, alho, tomates, pimentos, cogumelos, enfim, legumes à escolha!Juntar óregãos e tomilho. Deixar ferver com vinagre e um pouco de vinho branco. Colocar tudo num tabuleiro e dispor os carapaus por cima. Verter o preparado sobre os carapaus e as batatas. Levar ao forno!



Tarte de abóbora e noz.

Bem, o bolo não ficou muito doce. Como segui os valores indicados, aconselho a aumentar a quantidade de açúcar. Quanto ao resto, fica uma tarte apelativa!

Para a massa
  • 1 colher (sobremesa) de água
  • 160 grs de farinha
  • 20 grs de açúcar
  • 60 grs de margarina
Para o recheio
·         ½ colher (sopa) de margarina especial para cozinha
·         1 laranja
·         1 pitada de noz-moscada
·         1,5 kg de abóbora com a casca
·         150 grs de açúcar
·         2 colheres (chá) de canela
·         3 folhas de gelatina
·         nozes picadas para a cobertura
Ponha a farinha sobre uma superfície lisa e faça uma cova no centro. Deite aí o açúcar e a margarina, trabalhando os ingredientes com as mãos. Junte a água, amasse rapidamente e forme uma bola e deixe repousar durante 1 hora.
Estenda a massa com o rolo e forre uma tarteira. Pique o fundo e leve a cozer em forno moderado cerca de 20 minutos.
Entretanto, prepare o recheio. Ponha a gelatina de molho em água fria. Descasque a abóbora, corte-a em quadradinhos e coza-a num pouco de água fria. Escorra bem e reduza a puré. Junte a margarina, o açúcar, a canela, a raspa da laranja, 2 colheres (sobremesa) do sumo da laranja e a noz-moscada. Leve ao lume a engrossar. Retire e junte a gelatina escorrida, mexendo bem.
Deixe o recheio arrefecer e deite-o na tarte. Cubra com as nozes picadas.




domingo, 18 de março de 2012

Viver a vida!

É domingo...a noite chega-se de mansinho, talvez a lareira se acenda as últimas vezes neste inverno. O aconchego conta em boa companhia...no lar, doce lar!O calor da família numa comédia a 4...

com o Rowan num registo diferente, feito espião...Ouvem-se os acordes em estudo e preparação para a semana que se aproxima...Pensamos em trabalho, em rotinas, em confusões...nas pessoas que não valem a pena...no stress de cada dia...Mas depois, lembro-me para que serve esta vida? Não, não vou perder tempo! Viver a vida...sim...é isso!

Delícia de pêssego.

Ingredientes:
  • 6 folhas de gelatina incolor
  • 1 lata de pêssego em calda
  • 1 lata de leite condensado
  • 0,5 dl de leite
  • 3 dl de natas frias
  • 3 colheres (de sopa) de açúcar
  • chocolate derretido para decorar
Preparação:
  1. Demolhe as folhas de gelatina em água fria por 3 minutos. Escorra e leve ao lume em banho-maria até derreterem. Entretanto, reserve uma metade de pêssego para decorar e reduza o resto a puré com uma varinha mágica.
  2. Junte-lhe os leites e incorpore a gelatina derretida, mexendo bem com uma vara de arames.
  3. Por fim, bata as natas em neve com o açúcar e envolva no preparado anterior.
  4. Verta numa forma com 23 cm e leve ao frio para solidificar.
  5. Para desenformar, mergulhe a forma até 2/3 da altura em água quente para descolar. Vire para um prato de servir.

Pedaços de tamboril com legumes.

Panela ao lume. Azeite e cecola juntamente com alho a refogar. Cenouras baby, coentros, pimento, cogumelos e delícias do mar!Junta-se os pedaços de pimento. Sal q.b e vinagre balsâmico. Água e um pouco de vinho branco. Deixa-se em lume brando!


Bacalhau no forno corado.

Fiz este bacalhau seguindo partituras do momento...Corei as postas no azeite. Cortei batatas às rodelas e fritei-as. Passei as postas de bacalhau para uma travessa. No azeite, juntei cebola, alho, pimentos, tomates, salsa e molho inglês. Passei tudo para a travessa. Molhei as postas com um pouco de leite e maionese. Levei ao forno.




Arroz-doce de abóbora.

Ingredientes:
  • 150 gr de arroz carolino 
  • 450g de abóbora
  • 5 dl de leite
  • 4 dl de água
  • 250 gr de açúcar
  • 5 gemas de ovos
  • Casca de limão q.b.
  • Canela em pó
Preparação:
  1. Descasque a abóbora e limpe-a de sementes. Corte-a depois em pedaços e coza-os em água fervente durante 15 minutos. Retire-os do lume e deixe-os escorrer muito bem, de modo a que libertem a maior quantidade de água possível. Leve ao lume 4 dl do leite e deixe aquecer bem.
  2. Coloque a água num tacho, junte-lhe a casca de limão e um pitada de canela em pó, leve ao lume e deixe ferver. Adicione depois o arroz, mexa e deixe cozinhar atá a água evaporar.
  3. Nessa altura, junte o leite quente, mexa e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente a abóbora, previamente esmagada com um garfo, e o açúcar. Mexa e deixe ferver por mais 5 minutos.
  4. Dissolva as gemas no restante leite e adicione-as ao arroz, em fio e mexendo sempre. Deixe ferver, retire do lume e coloque numa taça. Deixe arrefecer e sirva o arroz-doce polvilhado com canela ou outra decoração a gosto.