sexta-feira, 27 de abril de 2012

Os sonhos...

No âmago de uma vida, estão sempre os sonhos! Todos eles feitos de cores permanentes, de preferência berrantes e apelativas, para que possamos esticar os braços e quase alcançá-los!Lutamos em cada dia pela realização de cada um deles...Confirmamos, muitas vezes não acreditando...Outras vezes, toma-nos de assalto a desilusão e o permanente esmorecer, como se as forças advindas, outrora, da naturalidade dos gestos, estivessem desavindas das próprias vontades...Os sonhos, mesmo que nunca realizados, são um tónico suave...Só um simples suspiro nos dá a motivação necessária para algo que está perfeitamente ao nosso alcance!Um alento para os nossos dias...das manhãs frescas...dos comportamentos herméticos e instintivos, sempre na mesma direcção do dia anterior... E pensamos, acompanhados da música ou do programa da rádio, nas ilhas desertas ou nas cidades cosmopolitas!Da mesma forma como pensamos nas compras do final do dia...E, sendo pragmático, sonhar acordado, com a praia no pensamento, a meio do inverno, traz-nos um sorriso convincente. Um sonho realizável é mais produtivo que um sonho que sabemos bem da improbabilidade da sua realização!Mas sonhe-se...que eleva a alma!

Não fiz na fritadeira, mas são sonhos...ora!

Cozer um quilograma de abóbora. Triturar e juntar 3 ovos. Bater, seguidamente 300g de farinha, uma colher de chá de fermento e 5 colheres de sopa de açúcar. Envolver uma colher de chá de aguardente e a raspa de um limão. Verter em óleo bem quente e abundante.. E aí estão os sonhos!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Vais no rancho?

Nos meus tempos de estudante por terras de Viseu, um dos pratos que me preenchia as medidas era o famoso rancho...Hoje fiz um rancho à minha moda! Inventa-se um pouco...

Pudinzinho de laranja.

Envolve-se bem uma lata de leite condensado com 6 ovos. Junta-se 1, 5 dl de sumo de laranja. Leva-se ao forno a 190º por 30 minutos. Está feito!

Tem dias...

Esta semana, com um feriado pelo meio, foi daquelas semanas em que o final do dia é celebrado com esta expressão: "Tem dias..."Não é que goste muito de o expressar. Prefiro a lucidez de um dia bem passado, mas pronto, também tenho direito aos dias menos bons...Por conseguinte, esta semana, aqui o espaço ficou à espera de melhores disposições!Ele não vai desistir à primeira contrariedade, a ideia é vê-lo crescer paulatinamente...não sei bem qual o rumo, se calhar, o simples desígnio da felicidade...e de como podemos ser felizes à mesa, de forma equilibrada, entenda-se, ainda que seja difícil abdicar de um bom doce ou de um bom prato!

domingo, 22 de abril de 2012

...o dia está preenchido? E depois?

Há sempre um limite que separa as boas das más escolhas. Se fosse possível saber a priori, nunca ninguém erraria neste mundo! Era tudo tão formal e unânime...Não sei se me agradaria viver num mundo assim! Ninguém gosta de hipocrisia e de cinismo. Poucos convivem com tais habilitações.Mas faz parte, lidarmos com os erros, ultrapassá-los e tentar fazer sempre melhor. Incluindo na convivência com os outros!Mas só posso dizer que estou bem com quem comigo está bem!Independentemente, de se ter nascido no país errado, de não se ter nascido rico, de não ter um talento que nos faça almejar a fama, a simples sensação de viver, já é um achado, que devemos preservar...E, neste sentido, saber viver, longe dos problemas, com uma visão sempre positiva dos acontecimentos, buscando forças e incentivando quem nos rodeia!Pode parecer banal, mas as rotinas consomem-nos em doses duplas e, muitas vezes, nem nos apercebemos da teia que cada um de nós tece, sem dar por isso!Aqueles argumentos vadios do tipo "não tenho tempo" ou " tenho mais que fazer" são recorrentes e vão corroendo o mais sério dos inconformados!O dia pode estar sempre preenchido, podemos estar cansados, mas chegar e ter aquele sentimento de que se fez muita coisa...já deixa a vida bem preenchida!
É o meu livro preferido...já o li muitas vezes porque tem uma história que me envolve e que demonstra a genialidade de um escritor, Aldous Huxley.

Nuvem de páscoa.

4 ovos= 4 gemas+ 4 claras. Bater as claras em castelo. Colocar num recipiente que possa ir ao forno. Bater as gemas com 100g de açúcar. Verter por cima das claras. Vai ao forno durante 7 minutos. Servir frio!Simples...


Iscas de fígado.

Sou um aficionado das íscas de fígado...e com cebolada, então...Sei que não é uma iguaria unânime. Mas, para quem gosta, momentos únicos se preparam...e as íscas arrebatam o paladar!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Henricartoon.

Acompanho há muito o trabalho de Henrique Monteiro! Os seus cartoons são uma delícia!
A maratona de Passos

Esparguete à bolonhesa.

Simples de se fazer. Apreciadores de massas como eu...Pronto! Também cansam os dias rotineiros!

Bananas caramelizadas.

Nunca te falte o potássio,
que até parece incrível,
tanto sustento...tanto conteúdo...
que 75% é água!
Quanto mais verde,
mais sacia,
que até parece incrível...
é doce...é macia...
tanta fibra que fornece!
Fruta crua que domina
por ter tanta vitamina......
a energia que a banana tece!


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Boa Noite!

Ainda é cedo...
não te vais...
Ainda é cedo...porque sais?
A música vai a meio...
o jantar sem café...
Tens a certeza?
Uma conversa à mesa...
ainda é cedo...



Sopa de feijão frade e cenoura.

Depois de alourar 2 cebolas e alho, junta-se a cenoura em cubos e deixa-se cozinhar durante 5 minutos. Junta-se o feijão e cerca de 1 litro de caldo de carne. Podemos colocar mais vegetais a gosto. Deixa-se cozer. Coloca-se um nabo cortado em cubos e acrescenta-se couve. Eu usei nabiça. Ficou deliciosa!

Queijadinhas de laranja.

Ingredientes:
  • 200g de açúcar
  • 1 colher de sopa de farinha maizena
  • 75g de manteiga
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 7 ovos
  • raspa e sumo de 2 laranjas
Preparação:
  1. Juntar o açúcar com a farinha maizena, o fermento e a manteiga amolecida. Bater até obter uma mistura homogénea.
  2. Juntar os ovos um a um, batendo sempre.
  3. Adicionar o sumo e a raspa das laranjas.
  4. Colocar nas forminhas e levar ao forno em banho-maria.

terça-feira, 17 de abril de 2012

O chocolate!

Em pó...vem divino...
em barra, nos agarra o paladar...
líquido...quente, frio...
um delírio...se falta, é um vazio...
Aos quadrados, aos rectângulos...
de todos os ângulos...
de todas as formas e feitios...
o chocolate...saboreado ao desafio!


Não sou apreciador de chocolate no seu estado natural, mas adoro trabalhá-lo nas mais variadas receitas de doce. Esta torta é feita de uma massa típica com chocolate em pó. O recheio são natas batidas!
 Ingredientes:
    6 ovos
    100 grs de farinha de trigo
    180 grs de açúcar
    60 grs de chocolate em pó
Para o Recheio:
    2 colheres de sopa de natas
    2 colheres de sopa de manteiga (facultativo)
    150 grs de chocolate de culinária (facultativo)
Preparação:
Batem-se muito bem as gemas com o açúcar.
Batem as claras em castelo firme.
Mistura-se a farinha com o chocolate e vai-se adicionando à mistura das gemas, alternando com as claras em castelo, sem bater mas envolvendo bem.
Deita-se a massa num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha.
Leva-se ao forno a cozer durante +- 20 minutos (convém verificar).
Retira-se do forno e, ainda quente, desenforma-se sobre um pano polvilhado com açúcar.
Recheia-se com o creme de chocolate que é feito da seguinte maneira: Leva-se tudo ao lume em banho-maria.
Assim que o chocolate esteja derretido, aplica-se e enrola-se a torta.

Ao cinema.

Adoro os filmes de Quentin Tarantino. Ele consegue colocar em cada filme um misto de bom argumento, muita acção, uma óptima banda sonora e irrepreensíveis representações! Já nem falo dos planos de realização!Ficam célebres cenas dos seus filmes...Adquiri há pouco na Fnac uma compilação das melhores músicas dos filmes de Tarantino! E está quase aí o seu novo filme...lá para Dezembro!
Podemos ver aqui o que é o trabalho de uma equipa de realização e dos duplos ( numa cena de Kill Bill).

Formigos.

Ingredientes:
  • 150gr de pão regional
  • 250gr de açúcar
  • 3dl de leite
  • 3dl de água
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 cálice de vinho do Porto
  • 4 gemas de ovo + 2 ovos inteiros
  • 50gr de passas ( opcional)
  • 50gr de pinhões (opcional)
  • 1 pau de canela
  • casca de limão
Preparação:
  1. Leve ao lume um tacho com o leite, a água, a casca de limão, o açúcar e a canela e deixe ferver durante 3 minutos. Retire depois o pau de canela e o limão.
  2. Adicione o pão partido em pedaços. a manteiga, o vinho do porto e leve ao lume até começar a dourar.
  3. Retire do lume e junte os ovos batidos, as passas e o miolo de pinhão. Leve novamente ao lume para espessar um pouco e coloque depois o doce numa travessa.
  4. Polvilhe com canela a gosto!

     

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Misturada de ovo com carne.

Hoje, a falta de tempo e a impaciência da classe infantil cá de casa, impediu a minha tortilha e degenerou em omeleta ou coisa que o valha! Enfim, salvou-se o paladar, que a coisa cantada teve mesmo o seu encanto!


domingo, 15 de abril de 2012

Boa Noite!

Na descrição que é feita,
no auto-retrato...na foto
da mesinha de cabeceira...
no resumo da forma..
no conteúdo do que pensam de mim...
de corpo inteiro...de personalidade...
se velho de aparência
ou de pouca idade...conforme
o interlocutor...a inveja ou o rigor...
Acredito mais no caminho que tomo,
vou por onde quero ir!Sou como sou!
Simples...como qualquer um...
um simples humano!

Cravos.

O craveiro (Dianthus caryophyllus), é uma planta herbácea, pertencente à família Caryophyllaceae, género Dianthus, que alcança até um metro de altura. As suas flores são denominadas cravos.
Uma característica desta planta, além da forma peculiar de suas flores, é o caule reto, com várias ramificações. As flores apresentam muitas tonalidades, do branco ao vermelho, passando pelo amarelo e pelo rosa.

texto em wikipédia

Pãezinhos de banana.

Ingredientes:
  • 600g de farinha
  • 1 carteira de fermento de padeiro
  • 180g de açúcar
  • 1 colher de sobremesa de canela
  • 50g de manteiga
  • 4 ovos
  • 3dl de leite
  • 3 bananas
  • ovo batido qb
Preparação:
  1. Coloque a farinha numa tigela e misture-lhe o fermento, o açúcar e a canela. Envolva-os bem e junte depois a manteiga amolecida. Junte, depois, os ovos batidos e amasse.
  2. Sem parar de amassar, acrescente o leite morno e continue a amassar até obter um preparado liso. Tape com um pano de cozinha e deixe levedar, até duplicar de volume.
  3. Distribua a massa pelas forminhas, devendo apenas cada uma delas ficar com 1/3 da sua capacidade preenchida. Corte as bananas em rodelas e distribua-as pelas formas.
  4. Tape com um pouco de massa e deixe levedar, até preencher as formas completamente. pincele com ovo batido, polvilhe com açúcar e leve ao forno a 170ºC por cerca de 35 minutos.

  5.  

Grelhado de cebolada!

Uma das coisas que eu adorava comer, eram os bifes de cebolada do meu pai!Fiquei, para sempre, marcado pelo cheiro e pelo sabor que ele empregava nos seus cozinhados, especialmente neste prato. Infelizmente, não só pela ausência de quem já partiu, mas pelas vicissitudes da própria vida, este misto de sensações ficou-se pela minha adolescência...Bem que tento alcançar pelas minhas mãos, mas torna-se uma tarefa quase impossível!É como o bolo árabe e os formigos da minha mãe. Por muito que me digam que estes doces que faço estão fenomenais, sinto sempre que falta atingir um ponto qualquer no paladar, como sentia na minha infância...

Tarte de chocolate e limão.

Ingredientes:
  • 250g de bolachas de água e sal
  • 50g de manteiga amolecida
Para o creme de chocolate:
  • 200g de chocolate em barra
  • 2 dl de natas
  • 6 folhas de gelatina
Para o creme de limão:
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 dl de natas
  • 2 dl de sumo de limão
  • 6 folhas de gelatina
Preparação:
  1. Triture as bolachas, junte a manteiga amolecida e misture. deite numa tarteira de fundo amovível e pressione para forrar o fundo e os lados.
  2. Creme de chocolate: demolhe a gelatina em água fria. Ferva as natas, desligue o lume, junte o chocolate partido em pedaços e deixe repousar por 10 minutos. Adicione a gelatina escorrida e mexa até ficar bem dissolvida. Verta na tarteira e deixe solidificar.
  3. Creme de limão: demolhe a gelatina em água fria. Misture o leite condensado com o sumo do limão. Escorra a gelatina, derreta-a em banho-maria, junte-a à mistura e mexa bem. Adicione as natas, mexa bem, deite sobre a mistura do chocolate na tarteira e leve ao frio até solidificar. Retire, desenforme e sirva decorado a gosto.


Chocolate dos deuses
na acidez do limão
contradiz na alma
uma doce antevisão!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Por lapso.

Neste país de lapsos, com partideiros monocórdicos e muito pouco interessados no que se passa do lado de lá da janela, começa a irritar a paralisia das rotinas diárias e o acolhimento a que se votaram as pessoas! Não é por lapso que estamos onde estamos...Estamos nisto porque começamos a ter gerações de incompetentes a gerir os destinos de um país! E são estes incompetentes que vêm pedir, de mão estendida, aos que menos têm, para que não se vá aos bolsos deles! Estes incompetentes sem visão de futuro, sem conceitos programados, sem planificação ajustada! Por lapso, lá estão eles, indefinidamente, sem termo certo, mas com as reformas douradas em arcas de ouro, que os aguardam...Fazem previsões de mediato, mas não confirmam nada, nem são convictos! Nada sabem! Talvez se...dizem eles!Estão lá...é um lapso!Um lapso de um povo que ainda não discerniu que ainda não é desta, nem com estes...Os mesmos sempre a engordar, os mesmos sempre esqueléticos! E comer começa a ser um luxo!Será que vão começar a construir casas sem cozinha?

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O Boss!

Bruce Springsteen vem a Portugal com a E street Band. Não vem Clarence Clemons, esse enorme saxofonista. Partiu para o reino dos céus! Está na amplitude das nuvens, na mesma leveza com que tratava o seu saxofone!Gostaria de ver esse concerto do Boss!Oportunidades caídas do céu, poucas vezes caídas, é certo, por isso, por demais aproveitáveis!Já agora, cozinhar e ouvir música, um copo de vinho e um queijo a acompanhar...O que acham?

Peitos de frango recheados.

Gosto muito de elaborar esta receita! Fica deliciosa!
Grelha-se os peitos de frango, aproveita-se e faz-se o mesmo com os pimentos em tiras. Junta-se cebola, alho e cogumelos.Abre-se cada peito de frango, coloca-se um pouco de queijinho fresco e de bacon. Leva-se ao forno! Acompanha-se com batatinha cozida!


terça-feira, 10 de abril de 2012

Frango no forno!

Esta receita dá um pouco de trabalho, mas é apetitosa e vale a pena! Cá em casa, adoraram! Fritam-se as batatas às rodelas. Coloca-se uma primeira camada na travessa. Faz-se um estrugido com cebola, alho, cenoura e salsichas. Passa-se o frango pelo azeite e molho béchamel, corta-se aos pedaços e junta-se às diferentes camadas, por cima da última camada que é de batata e queijo ralado! Fica muito bom!

Encharcadinhos de pão-de-ló.

Cogumelos salteados.

É sempre um petisco simples e muito apetitoso!




segunda-feira, 9 de abril de 2012

Rock in rio 2012.

Aquele dia 03 de Junho! Que cartaz!

Biscoitos de canela.

Ingredientes:
  • 125g de manteiga
  • 300 g de farinha
  • 100 g de açúcar
  • 1 ovo
  • canela q.b.
Preparação:
Numa tigela mistura-se o açúcar com a manteiga, o ovo e a farinha.
Moldam-se depois pequenas bolinhas do tamanho de uma noz.
Numa tacinha coloca-se a canela e rolando depois as bolinhas de modo a ficarem todas cobertas.
Colocam-se num tabuleiro forrado com papel vegetal e vão a cozer cerca de 25 minutos, em forno médio (180ºC), até alourarem.


 

Foi de relaxar...

Dar descanso pode significar muito e, ao mesmo tempo, pode não significar nada!Não descansei propriamente na cozinha...Continuei a fazer o que gosto!Fiz apenas uma pausa neste meu espaço! Entreguei-o à sua responsabilidade, sabendo que algo como isto necessita de novidades!Assim sendo, vamos retomar as movimentações, talvez alargar, quem sabe, independentemente do número de acessos...Para já, ainda não publicitei o blogue de forma conveniente, ainda está semi cerrado. Alguns acessos acontecem por acaso. Mas são poucos os que são propositados! Lá chegarei ao momento em que estarei preparado para o mostrar a muitas pessoas que conheço!Criar a rede...como se diz!Mas, na verdade, ainda não sei muito bem o que quero com isto...Talvez seja melhor assim!Não tenho muito jeito para artes decorativas, nem para fotografias pomposas. Mostro o que me interessa que é o produto final do que sai do fogão ou do forno, nada mais!