sexta-feira, 20 de julho de 2012

Finalmente as férias!

Vou entrar de férias! Sinónimo de "não fazer nada"...Mas temos sempre de comer...claro!Vou tentar ocupar aqui o nosso espaço!Para quem rumar a terras do sul...um óptimo cartaz a perseguir!

Por Setúbal!



Bifanas no tacho.

O efeito de uma boa caldeirada ou de umas bifanas no tacho dependem muito dos temperos. Para quem se sente muito à vontade na cozinha, com confiança no que está a fazer, as possibilidades de sair algo com gosto são grandes. Depois, há que dar asas à imaginação!Podemos começar pelo célebre estrugido do alho e da cebola. Para mim, é quase ponto assente mesmo que me digam que não, claro que há muitas excepções!Os legumes cabem sempre`na vontade do momento. E qualquer um é candidato a ir para o tacho! Seguidamente, os temperos, um molho inglês, pimentão doce e outras especiairias farão a diferença. E é aqui que a aposta deve incidir. Uma boa marinada e um bom vinagrete aumentam a qualidade de uma receita. No final, a prova será comprovada!

Um creme especial...

...e adorado cá em casa. Bolacha triturada, natas batidas e leite condensado. Tudo envolvido e aí está um creme especial!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Bolo de laranja.

  • Sumo e raspa de 2 laranjas
  • 6 ovos (separar claras e gemas)
  • 300 gr açúcar
  • 250 de farinha
  • 1 colher de sobremesa de fermento

    Bater as gemas com o açúcar.
    Juntar a raspa de laranja, em seguida o sumo e bater lentamente.
    Envolver com espátula, às colheradas a farinha alternada com as claras em castelo.
    Por fim juntar o fermento e envolver.
    Untar a forma com manteiga e polvilhar de farinha.

    Deitar a massa na forma e levar ao forno, pré-aquecido a 180º, cerca de 40 minutos.
    Desenformar quando estiver morno.
    (saborintenso)


Para superar dias tristes...

Por Sines...um belo festival...um belo cartaz...(clicar na imagem)

Para os dias tristes...

Nos dias tristes...

Nos dias tristes, a fome aperta, mas não se abre o apetite...Os dias de sol ganham proporções de nuvens pesadas e há algo de cinzento nos raios que aterram...Os sorrisos dos outros parecem ter um ar cínico e provocador. Os nossos pensamentos vagueiam como sempre, mas não encontram nada de animador, de pacificador, harmonioso, nada...O corpo entrega-se ao desconhecido, já não lança raízes, não investe, não domina. Apenas bate o coração, teimosamente indo contra a corrente. Nos dias tristes, o belo é feio e as paisagens não transformam disposições. Nos dias tristes, a solidão é solução permanente, é o segredo do sucesso, é o sucesso da própria tristeza. A solidão é o apetite voraz que consome sentimentos. E não apetece sair dali. É uma anestesia colérica que amarra e que permanece sem ceder. Nos dias tristes, se apetece fugir, também apetece ficar, sem fazer nada, sem ser ninguém.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Queques marmoreados de cacau.

Com 100g de açúcar, 100g de margarina, 3 ovos (um a um sem parar de bater), 180 g de farinha com fermento e 2 colheres de chá de cacau em pó.

Pela Meda!

Que tal ir à Meda...festival de borla e região excelente para conhecer...

Tem sido...

...mais uma semana sem grandes subterfúgios na cozinha!Bem que faz falta porque aqui o cantinho precisa de estar animado!E vêm as férias!Vamos ver como vai correr!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

...lá fora...

Causa stress as filas intermináveis para sentar à mesa num restaurante famoso e de qualidade. Pode ser divinal e inesquecível. Podemos sair que nem reis, de barriga cheia e satisfeitos!Mas é íngreme até ao momento do paladar pleno...depois a recuperação vem de mansinho...Sinceramente, não sou muito dado a filas e a grandes esperas. Nessas coisas sou mais de jogar por antecipação!E é sempre mais relaxante ver os outros à espera, mas também incomodativo. Quantas vezes nos comem com os olhos, como que a acelerar o nosso processo digestivo, quase a acompanharem o nosso mastigar e imprimindo um desejo notável de que cheguemos ao café bem rapidinho? Sem dúvida que o cenário não é idílico para uns, nem para outros. Apenas os empregados vão nos seus ritmos alheios a tudo e a todos como se fossem máquinas preparadas para agirem somente a cada pedido!No fim de contas, o  piquenique é que vai tomando conta da sociedade, por diversas razões. Sem stress, sem dinheiro, mas com paladar...Que interessa o resto?E o ar puro, o sossego, o relaxe são razões válidas! A vida passa a ter outro sentido!

Clafoutis de morango.

  • 1 kg de morangos frescas
  • 80 gr de farinha 
  • 100 gr de açúcar
  • 2 ovos
  • 200 ml de natas light 
  • 200 ml de leite
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • Margarina para untar

Preparação:
  1. Lavar os morangos. Misturar a farinha com o açúcar, juntar os ovos e bater tudo até que fique um creme sem grumos. Acrescentar as natas e o leite e mexer novamente. Derreter a margarina e incorporá-la no preparado anterior.
  2. Untar um pirex com um pouco de margarina, dispor os morangos no seu interior e regar com a massa. Levar ao forno pré-aquecido a 170ºC durante, aproximadamente, 25 minutos.


terça-feira, 3 de julho de 2012

Rabanadas...

...fora de época!
  • 2 pães de cacete com 0,5 Kg cada
  • 0,5 l de leite
  • 4 ovos inteiros
  • Óleo para fritar
  • Açucar areado e canela para polvilhar na proporção de 4 partes de açucar para 1 parte de canela em pó
  1. Arranjar pão com dois dias de antecedência. Cortam-se as fatias obliquamente ficarem mais compridas.
  2. Colocar num tabuleiro e regar com leite frio.
  3. Bater os ovos. Expremer as fatias e passá-las pelo ovo batido. Fritar dos dois lados em óleo bem quente.
  4. Escorrer as rabanadas e polvilhar com a mistura de canela e açúcar.
  5. Acompanhar com molho:
  • 0,5 Kg de açúcar
  • 3 dl de água
  • Uma casca de laranja
  • Meio calice de vinho do Porto doce
Misturar o açúcar com a água e a casca de laranja, levar ao lume e deixar ferver durante três minutos. Juntar o vinho do Porto, deixar levantar fervura e retirar do lume. Servir frio.

Dourada no forno.