Natas, leite condensado e bolacha maria triturada!
Se o tempo passa ou se passa a voar...que me deixe em nuvens espessas, onde mais não faço que alegrar pela boca com o que sai das minhas mãos!
sábado, 30 de junho de 2012
sexta-feira, 29 de junho de 2012
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Bolo com cobertura de chocolate.
Simples, muito simples, mas saboroso!
Ingredientes:
- 250 gr de manteiga ou margarina
- 250 gr de açúcar
- 2 colheres de sopa de mel
- 5 ovos
- 280 gr de farinha
- 1 colher de chá de fermento em pó.
Cobertura:
150 gr de chocolate branco ou preto
2 colheres de sopa de leite.
A mosca em busca do menu I.
Quando se fala em mosca, não nos referimos a modas ou a pequenos ajuntamentos de pelos na cara, por norma, fazem-se caretas, mais ainda se houver comida por perto!Encontrei Herazade (sim, foi o nome que lhe dei), perdida, desorientada, sem forças para voar...De imediato, despertei imensa curiosidade pela resistência do pobre bicho, apelidado de nojento por causa dos territórios que ele usualmente pisa, tendo o hábito, de trazer coisas menos boas para o que qualquer um de nós põe à boca...Sem dúvida, o insecto não se sabe higienizar...Mas este Herazade deixou-me impávido por alguns minutos! Fiquei ali a tentar descortinar a sua obstinação!Não me admira que pudesse dar enormes lições de coragem por ser tão pequeno e, ao mesmo tempo, capaz de grandes jornadas em condições muitas vezes desvantajosas...Nem falo do provável choque eléctrico, das redes ou do raid casa e plantas!Falo mesmo da curiosidade que este bichinho transporta e que é capaz, num único segundo, de destruir uma refeição de uma pessoa. Que nojo, dirão...Que raio de assunto para um blogue de culinária! Nada mais errado, temos todo o direito de as afastar do nosso prato, mas...Vivem 30 dias, esfregam as patas por uma questão de higiene(!!!), uma única mosca pode colocar cerca de 900 ovos, batem as asas 330 vezes por segundo(!!!), os seus pratos predilectos incluem substâncias com odor forte, para além de que não têm dentes para mastigar. Então, não é um animal extraordinário? Os chineses, vietnamitas, cambojanos, tailandeses e japoneses não se fazem rogados em tratar delas na sua gastronomia...Entretanto, lá fotografei Herazade em busca do menu...Estava perdida, mas algum chamamento estava a ser feito. Entretanto, a China lá foi proibindo a presença de mais de duas moscas nas casas-de-banho públicas! Não quero pensar como é por cá...Por onde elas andam, há um chamamento mais forte que as faz deslocarem-se...No restante, se houver gente que se saiba higienizar, até que é possível coabitação e harmonia...Acho que entenderam a mensagem!
Queques de ananás.
Ingredientes:
1.Pré-aqueçer o forno a 200ºC. Derreter a manteiga e deixar arrefecer um pouco. Bater o açúcar com os ovos até obter um creme fofo.
2.Misturar a farinha com o fermento e peneirar para dentro do creme de ovos e açúcar.
3.Adicionar a manteiga arrefecida, a raspa de limão e o ananás bem picadinho.
4.Untar com manteiga as formas e dividir o creme pelas formas, enchendo só até ¾ . Leve ao forno a cozer durante 15 minutos.
5.Deixe arrefecer um pouco antes de os desenformar.
- 100 g de manteiga
- 3 ovos
- 100 g de açucar
- 180 g de farinha
- 2 colheres de chá de fermento
- Raspa 1/2 limão
- 225 g de ananás
1.Pré-aqueçer o forno a 200ºC. Derreter a manteiga e deixar arrefecer um pouco. Bater o açúcar com os ovos até obter um creme fofo.
2.Misturar a farinha com o fermento e peneirar para dentro do creme de ovos e açúcar.
3.Adicionar a manteiga arrefecida, a raspa de limão e o ananás bem picadinho.
4.Untar com manteiga as formas e dividir o creme pelas formas, enchendo só até ¾ . Leve ao forno a cozer durante 15 minutos.
5.Deixe arrefecer um pouco antes de os desenformar.
...em descanso...
Hoje há descanso...Depois de uns dias ferverosos à roda dos tachos, uma pausa para nivelar a frescura física! E para alimentar um blogue desta natureza há que incutir uma certa estrutura que alimente também os pensamentos. Isto sem as receitas é como uma cerveja sem tremoços...Enfim, nas tardes de Verão não se pede mais nada para a mesa!E então, se estivermos com o mar à nossa frente e numa boa conversa, é garantida uma repetição do cenário!Tenho tido de sobra...Às vezes é complicado descomplicar...fica ainda mais difícil depois de clarificações...Não é nada fácil estar em cima de todos os acontecimentos, fazer com que todos esperem o máximo de nós, originando um relaxamento nos outros, porque estamos lá...sempre!Nestes momentos, quero a minha esplanada, a cerveja e os tremoços, bastando-me, por fim, a brisa fresca atlântica e as ondas dançantes e sincronizadas na areia...
terça-feira, 26 de junho de 2012
O cozinheiro preferido...
Já o disse muitas vezes, a diferença entre uma vida recheada de boa disposição e uma vida recheada de preocupações está na atitude que cada um de nós toma. Essencialmente, na perspectiva, positiva ou não, de ver as coisas! E não é algo que o decorrer dos anos não nos ensine a domar, a moldar ou a circundar! A vida dá-nos muitos ensinamentos! Não assimilar, ou pior, não corrigir os erros indo de encontro a garantias certas de que nos vamos dar melhor com determinada situação, só pode ser por culpa própria! E depois, lá vem o costumeiro hábito das lamúrias e a imposição de desculpas esfarrapadas para o insucesso. Faz-me muita confusão as voltas que se dão para não chegar a lado nenhum. As voltas que se dão só porque sim. Ou as voltas que se dão só porque é assim todos os dias!Fiquei sem a minha máquina fotográfica, durou 4 anos...acho que se portou lindamente!Até porque foi posta à prova e não esmoreceu durante muito tempo....até ao capítulo final!Tenho de adquirir outra para manter este espaço sempre vivo...para além disso, também preciso de me manter na cozinha!Ouço por aí que isto da cozinha é só para chefs...Sim, quando se fala de homens na cozinha...Mais uma coisa que não entendo, alguns até que lhes dão assim um cunho um pouco esquisito à coisa...Nem quero abordar que tipo de epítetos se pode dar a um homem na cozinha...Lá está, a perspectiva e as voltas que se dão sem ir para lado nenhum...Não sei se por inveja, por impotência ou apenas falta de educação, ainda não é muito comum aceitar o homem na cozinha...Como não me visto desses adjectivos que enunciei atrás, prefiro manter-me serenamente no meu rumo, obstinado como sempre, no meu relaxamento diário, prático e eficaz!E não quero ser desagradável para a causa feminina, como se nos dias de hoje não fosse possível incutir certas tarefas às mãos das senhoras...Como tarefas eternamente femininas podem perfeitamente passar para as mãos dos homens...Não acredito nisso, na intemporalidade e inflexibilidade das sociedades! Mas parece que há muito caminho a percorrer...para um lado e para o outro! Sem que as voltas que se dão conheçam o seu epílogo no seu início!No restante, comove-me mais a vida ser uma passagem e não saber aproveitá-la...
domingo, 24 de junho de 2012
Esparguete com atum.
Adoro todo o tipo de massas...Sendo recorrente o recurso a elas para uma refeição rápida e económica.
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Bolo de milho.
Ingredientes:
- 350g de açúcar
- 150g de farinha
- 100g de farinha de milho fina
- 3 ovos
- 1,5 dl de óleo
- 1 dl de leite
- Raspa da casca de 1 limão
- 1 colher (chá) de fermento
- Untar uma forma com margarina e ligar o forno a 180ºC. Numa tigela, bater as gemas com o açúcar, a raspa de limão e o óleo até que o açúcar fique bem dissolvido. Adicionar depois o leite, em fio, batendo sempre.
- Numa tigela à parte, misturar a farinha, a farinha de milho e o fermento, juntando ao preparado anterior, batendo sempre muito bem.
- Verter a mistura anterior para a forma e levar ao forno durante cerca de 45 minutos.
Torta com doce de frutos silvestres.
Massa:
- 6 ovos
- 200g de açúcar
- 190g de farinha
- 1 colher (chá) fermento
- 350g de doce de frutos silvestres (ou outro)
- Bater bem os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado.
- Peneirar a farinha com o fermento e envolver no preparado com uma vara de arames.
- Untar com manteiga e polvilhar com farinha um tabuleiro com 30 por 30 cm e verter nele a massa.
- Levar ao forno a 190º C, por 20 minutos. Reitrar depois de cozido e desenformar sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com açúcar.
- Barrar o bolo com o doce e enrolar de seguida com a ajuda do papel vegetal. Deixar arrefecer e tomar forma.
terça-feira, 19 de junho de 2012
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Queques de claras.
- 175g de farinha
- 125g de açúcar
- 1 colher chá de fermento em pó
- sumo e raspa de uma laranja média
- 5 claras
- 6 colheres sopa de leite
- 150g de margarina derretida mas não quente
- 1 colher sopa de passas (ou outro ingrediente à escolha)
- Numa tigela misturar a farinha com o açúcar e o fermento; abrir uma cavidade no meio, deitar aí os ovos e o sumo e raspa de laranja e começar a amassar com a colher de pau.
- Em seguida, ir juntando aos poucos o leite e, por fim, a margarida derretida e as passas.
- Ligar o forno no máximo e meter lá um tabuleiro. Untar as formas e polvilhar com farinha (se não usarem de silicone); deitar o preparado até 2/3 de altura.
- Retirar do forno o tabuleiro quente e colocar dentro as formas sem que o tabuleiro arrefeça e levar de novo ao forno, colocando o tabuleiro a meia altura.
- Estão prontos quando estiverem louros e crescidos no centro, mas pode verificar com um palito.
domingo, 17 de junho de 2012
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Fritos de maçã e pepitas de chocolate.
Misturar 2 colheres (sopa) de açúcar com 4 ovos. Juntar 150g de farinha, 1 colher (café) de fermento em pó, 1 maçã em cubos, sumo de 1 limão!
sábado, 9 de junho de 2012
Mais tarde...
E pronto...algum sossego na cozinha e fico com a sensação de que me falta algo...um vazio irretratável! A chuva intromete-se no espírito, não com intenção de o lavar, mas de focar uma leveza transcendente. Não se sabe bem ao que veio, mas é dádiva para os terrenos secos e para a sede dos minúsculos seres que pululam nos campos, atordoados por tanta felcidade! Lá está, dependendo da perspectiva, os acontecimentos podem ter o condão da felicidade!Por isso, vou aproveitar a falta de ligação e fazer um relaxamento mental...
quinta-feira, 7 de junho de 2012
Bolo de cenoura com cobertura de chocolate.
- 300g de cenoura
- 4 ovos
- 1 chávena de chá de óleo
- 2 chávenas de chá de açúcar
- 2 chávenas de chá de farinha
- 1 colher de chá de fermento
- Manteiga para untar
- Farinha para polvilhar
- 200g de chocolate em pó
- 100g de manteiga
- 6 colheres (sopa) de leite
1. Ligar o forno nos 180⁰.
Untar a forma com manteiga e polvilhar com farinha.
2. Num liquidificador bater as cenouras cruas, as gemas, o açúcar e o óleo até ficar uma massa homogénea.
3. Numa tigela misturar a farinha com o fermento e ir juntando cuidadosamente a massa envolvendo bem.
Bater as claras em castelo e juntar à massa.
4. Deitar a massa na forma.
Levar ao forno a cozer durante 30 minutos.
5. Num tacho levar ao lume a manteiga a derreter.
Juntar o chocolate e o leite.
Quando começar a borbulhar apagar o lume.
6. Desenformar o bolo e barrar com a cobertura de chocolate.
(saborintenso.com)
domingo, 3 de junho de 2012
Bolo de framboesa.
Ingredientes:
- 300gr de farinha
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 200gr de manteiga
- 250gr de açúcar
- 200ml de leite
- 4 ovos
- framboesas qb
Bater o açúcar com a manteiga. Juntar os ovos, um a um, depois o leite e, por fim, a farinha peneirada com o fermento. Bater bem. Adicionar as framboesas ao bolo. Envolver tudo com cuidado. Verter para uma forma untada com margarina e polvilhada com farinha. Levar ao forno para cozer a 180º. Polvilhar com açúcar em pó.
Subscrever:
Mensagens (Atom)