terça-feira, 17 de abril de 2012

Formigos.

Ingredientes:
  • 150gr de pão regional
  • 250gr de açúcar
  • 3dl de leite
  • 3dl de água
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 cálice de vinho do Porto
  • 4 gemas de ovo + 2 ovos inteiros
  • 50gr de passas ( opcional)
  • 50gr de pinhões (opcional)
  • 1 pau de canela
  • casca de limão
Preparação:
  1. Leve ao lume um tacho com o leite, a água, a casca de limão, o açúcar e a canela e deixe ferver durante 3 minutos. Retire depois o pau de canela e o limão.
  2. Adicione o pão partido em pedaços. a manteiga, o vinho do porto e leve ao lume até começar a dourar.
  3. Retire do lume e junte os ovos batidos, as passas e o miolo de pinhão. Leve novamente ao lume para espessar um pouco e coloque depois o doce numa travessa.
  4. Polvilhe com canela a gosto!

     

1 comentário:

  1. Formigos... tocaste no meu ponto fraco!
    Estes, a mim, parecem-me mais "Mexidos". Cá para a minha zona os formigos são mais simples... os meus são muito bons!!
    Acredito que esta receita também seja boa... pelo aspeto... ;)

    ResponderEliminar