terça-feira, 1 de maio de 2012

Um pingo de vergonha...

Hoje, feriado, dia do trabalhador...Para além da dádiva que é ter um emprego, precisamente no dia em que o PM anunciou que o desemprego vai atingir níveis nunca vistos, o simples facto de haver uma promoção para metade do preço já é de deixar a loucura num estado hipnótico!Precisamente neste dia, o país mostrou-se, não tanto pela falta ou a existência de algum dinheiro para fazer uma compra mínima de cem euros, mas sim porque passou-o em corredores cheios de gente histérica, aos pulos e empurrões, esperando horas em filas, para obter o aclamado desconto da empresa que não vai em cartões! Tudo é discutível, principalmente para quem essa diferença pode pesar no orçamento mensal. Mas quanto maior a compra, maior o benefício, está bom de ver...e, neste capítulo, foi muita gente esvoaçando, com o mesmo direito, em busca dos 50%!Promoção para aproveitar, mas pejada de vícios que estão a assolar perigosamente a sociedade portuguesa! E isto tudo na cara das pessoas, incentivadas por patrões e políticos que se mostram, a cada dia que passa, sem um pingo de vergonha!Sem um pingo de vergonha de lutarem em conformidade pelos direitos do povo e não pelo lucro a todo o custo, à custa de um povo já de si cruelmente estrangulado!As pessoas são simples peões nos corredores do tabuleiro...

2 comentários:

  1. Este tipo de situação deixa-me muito alarmada...porque reflete o rumo que a sociedade está a tomar e temo que não seja nada bom! Quando vim do Brasil há vinte e tal anos, apesar de muito jovem, quis fugir a uma sociedade de consumo desenfreado, ao desequilíbrio enorme das classes sociais. Durante alguns anos senti que estava a viver numa sociedade mais equilibrada e justa, mesmo que imperfeita, mas comecei a sentir alguns sinais de alarme e atualmente já não são meros sinais...A culpa não é só de quem consome, mas também de quem se aproveita da fragilidade das pessoas e coloca em suas mãos, pseudo-poderes, ilusões que podem consumir numa prateleira de supermercado, mascarando os verdadeiros problemas. As pessoas vão pela promoção, mas acabam por voltar, porque ficaram viciadas nos produtos que levaram e viciadas pelo próprio ato de comprar.Consumir é como uma droga, que gera ainda outros problemas(obesidade, excesso de lixo, etc)
    Infelizmente quem nos governa, e porque beneficia da situação, não toma providências de fundo.Agora há pouco vi um programa na RTP(acho eu!)sobre acontecimentos passados em outros 1º de maio. A diferença entre o 1º de maio de hoje, e o 1º de maio depois do 25 de abril de 1974 é gritante!Houve mobilização de massas, mas por motivos tão diferentes! Temo pelo futuro dos nossos filhos, é tão difícil educa-los no meio deste caos e desta superficialidade!E fugir sempre, é impossível!
    Peço desculpas pelo longo comentário e desabafo, mas este tipo de situação preocupa-me mesmo!

    ResponderEliminar
  2. Como sabe, tenho uma opinião muito própria e, não muitas vezes, consensual entre quem me lê ou ouve! Mas as coisas são mesmo assim! Estou farto de dizer que estamos a criar gerações instintivas, consumistas e amorais porque a isso estão a ser levadas pelos mais velhos. Isso assusta-me,mas não evito uma réstia de esperança porque assim tem de ser! Vamos ter fé na reorganização social em que somos, como pais e educadores, parte primordial da sua concretização!Não tem que pedir desculpa, aqui não se estraga papel, nem ele mesmo se estraga com opiniões acertadas!

    ResponderEliminar